quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

4 tendências tecnológicas para o dia a dia de 2011

Todo final de ano é a mesma coisa... Sempre tem um vidente fazendo previsões para o ano que chega. Saber se alguém vai ficar doente ou rico é difícil, mas saber quais tecnologias deverão dominar no futuro... Ah, isso é bem mais fácil! Observando os lançamentos de 2010, o Lançamentos em tecnologia
resolveu arriscar e listar as principais tendências tecnológicas de 2011: Quais se popularizarão e quais estarão mais presentes no nosso dia a dia?
 
Tablets desbancarão os netbooks
iPad Wi-FiiPad Wi-Fi (Foto: Divulgação)
Depois do sucesso do iPad, outras empresas resolveram correr atrás do bonde, mas nenhuma, até hoje, conseguiu realmente construir um produto que faça frente ao tablet da Apple. Talvez porque a concorrência ainda não amadureceu a ideia, ou quem sabe o mercado não estava apostando que o iPad ditaria uma nova tendência. Mas a revolução dos tablets já está acontecendo, e vai ficar ainda maior em 2011.
 
saiba mais
A maior prova disto é que, um ano depois, as grandes companhias estão finalmente apresentando suas soluções amadurecidas. O Google, por exemplo, já anunciou que a versão 3.0 do Android (Honeycomb) será preparada para tablets, e já mostrou, mesmo que rapidamente, um tablet da Motorola rodando a nova versão do Android. A RIM, do Blackberry, também já mostrou seu belo tablet PlayBook, que começará a ser vendido no ano que vem. E a Microsoft tenta convencer o mercado de que o Windows 7 já está preparado para os tablets.
O fato é que 2011 será o ano em que as principais empresas de tecnologia de consumo do mundo terão seus tablets se digladiando no mercado. E espere para ver cada vez menos netbooks e mais tablets por aí.
 
Uma evolução na comunicação sem fio
Samsung Nexus SSamsung Nexus S (Foto: Divulgação)
NFC: sigla recente que muitos conheceram no lançamento do Google Nexus S, e que significa Near Field Communication, uma tecnologia de trasmissão de dados sem fio de curtíssimo alcance. Aproximar dois dispositivos compatíveis com NFC é o suficiente para que eles transmitam dados: compartilhe uma foto, uma música ou mesmo sincroniza seus dados.
Como já dito, o Google Nexus S estreou esta funcionalidade em smartphones. A Nokia já tinha lançado alguns celulares com a tecnologia algum tempo atrás, mas com uma proposta mais de testar a novidade do que popularizá-la, até porque os padrões para uso da tecnologia só foram definidos recentemente.
Até o próprio iPhone entrou na roda. Os primeiros rumores do próximo modelo, que será lançado em 2011, diziam que ele seria equipado com NFC, possibilitando configurar e carregar qualquer Mac com as configurações e dados do dono do aparelho, apenas aproximando os dispositivos. Além disso, a próxima versão do sistema operacional para smartphones da Samsung, o Bada OS, suportará nativamente o NFC (assim como o Android 2.3 já suporta). Ou seja: esperem por muitos smartphones e dispositivos compatíveis com esta tecnologia em 2011. Isso não será mais exclusividade de cartões de transporte público no Brasil.
 
A tão esperada terceira dimensão
nintendo3ds_001Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)
Desde que Avatar estreou nos cinemas só se fala em televisões 3D que reproduzam a sensação de três dimensões em casa. Acontece que muitas pesquisas têm mostrado que, apesar das fabricantes já terem vários modelos de TV 3D disponíveis, o consumidor não está tão interessado, talvez por causa dos óculos obrigatórios, ou pelo fato dos aparelhos ainda serem muito caros, o que acaba criando uma barreira para sua adoção em massa.
Isso tende a mudar com as telas 3D que não necessitam de óculos, que estão começando a aparecer em aparelhos portáteis como o Nintendo 3DS, que será lançado no início de 2011 e, pelos testes com consumidores e jornalistas, promete ser um sucesso. Mas o Nintendo 3DS não é o único que conta com uma tela 3D e dispensa os óculos especiais, pois a Samsung também lançou um celular na Coréia do Sul equipado com uma tela 3D bem semelhante. O esperado sucesso do novo portátil da Nintendo pode mostrar às outras fabricantes que essa sim é uma experiência 3D pela qual os consumidores estão dispostos a pagar.

Início do fim da mídia física
Nem Netflix, nem Hulu, nem Blockbuster, nem iTunes Store: O Brasil ainda carece de serviços de vídeo sob demanda na TVNetflix (Foto: Reprodução)
O Blu-ray veio, venceu o HD-DVD, mas isso não garantiu sua popularização. No início muitos apontavam o preço como principal culpado, mas hoje percebe-se que o verdadeiro motivo talvez seja a popularização dos serviços de distribuição digital. Assitir a um filme hoje em dia não depende de uma fita, disco ou cartão. É só ter uma conexão banda larga e assinar um serviço como o Netflix (disponível nos Estados Unidos) ou algum concorrente. Com estes serviços você pode assistir ao filme diretamente de servidores na Internet, na mesma definição de um Blu-ray, na TV, no computador, em qualquer lugar, e sem a necessidade de comprar aparelhos e discos novos.
Essa realidade já é comum na maioria dos países, mas o Brasil ainda engatinha. Quem sabe com o início da popularização da internet ultra rápida e a chegada oficial dos principais serviços de distribuição digital, essa realidade possa mudar rapidamente por aqui. A Xbox Live, uma das maiores redes de distribuição digital do mundo, chegou oficialmente no final de 2010 ao Brasil, oferecendo vários jogos via download, sem a necessidade de discos físicos. Há rumores que dizem que o serviço de aluguel de filmes e seriados sob demanda Netflix deve ser lançado no Brasil. E a GVT tem planos de explorar o serviço de TV a cabo com uma solução mais moderna como a do Netflix, oferecendo conteúdo digital sob demanda em meados de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário