sábado, 18 de dezembro de 2010

Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro

A ideia de ter um smartphone com recursos avançados, bom sistema operacional, câmera de 5 megapixels, Wi-Fi, 3G e A-GPS, além de um teclado físico QWERTY completo em um dispositivo touchscreen que não pareça um tablet no bolso parece bacana? E se dissermos que ele não chega a custar "4 dígitos", tem um design agradável e pode ser adquirido na cor vermelha?
Se este for o seu caso, podemos assumir que você provavelmente tem um dumbphone porque é bonito e barato mas gostaria de ter mais funções e recursos. A Sony Ericsson pensou nisso e lançou o Xperia X10 Mini Pro, o menor Android do mundo com teclado QWERTY físico. O Lançamentos em tecnologia preparou este review para ajudar na sua decisão.

xperiaSony Xperia X10 Mini Pro (Foto: Divulgação)
 
Tela e acessibilidade
Além do Xperia X10 Mini e do X10 Mini Pro, também comercializa o Xperia X10 com tela de 4 polegadas, então a pequena tela desta versão não é um defeito, e sim uma opção da empresa. O problema é que alguns aplicativos interessantes para Android simplesmente não rodam ou então apresentam algum defeito por causa da resolução de 240×320 pixels desta tela LCD TFT capacitiva de 2,5 polegadas. Assistir vídeos nesta tela é algo complicado, mas pelo menos o X10 Mini Pro cumpre o resto das tarefas, como por exemplo, a leitura de textos.

O grande destaque da versão Xperia X10 Mini Pro em relação ao modelo anterior, é obviamente a inclusão de um teclado QWERTY completo, tipo slide. Trata-se de um grande avanço, visto que a versão MINI não tinha sequer QWERTY touch. Em relação ao design do aparelho, o X10 Mini Pro é cerca de 1 milímetro maior na espessura em relação ao modelo sem o teclado.

Conectividade e Internet

xperiaSony Xperia X10 Mini Pro (Foto: Divulgação)
Sem surpresas, nem decepções, o celular tem tudo que se espera de um smartphone de ponta: 3G, Wi-Fi, Bluetooth, conexão MicroUSB, e conector padrão de 3.5mm. Como estamos falando de Android, a decepção com o navegador padrão some quando instalamos o Opera Mini ou o Dolphin, ambos com abas, bookmarks, suporte CSS, gerenciador de senhas e tudo mais que se espera de um browser decente. A integração com redes sociais é excelente e não faltam aplicativos para facilitar ainda mais a conectividade.

Câmera

O Xperia X10 Mini Pro não pode e nem deve substituir a sua câmera principal, pois a qualidade de imagem está longe do ideal. Como estamos falando de um smartphone, onde o objetivo muitas vezes é tirar uma boa foto sem muita complicação para poder compartilhar no Twitter ou Facebook, os 5 megapixels dão conta do recado, com a ajuda do flash LED para locais de baixa luminosidade.

Processador e memória

Debaixo do “capô”, temos um Qualcomm ARM 11 de 600 MHz, mais rápido que processadores em celulares da mesma categoria, mas obviamente atrás do que aquele que equipa o irmão mais velho da família Xperia X10. A memória interna de 128MB acompanha a lógica do processador e a resolução de tela.
Usando um cartão MicroSD é possível expandir a memória para até 16GB, aumentando muito a capacidade de armazentamento do aparelho em relação aos 4GB do cartão que acompanha o produto.

Design

sony xperiaSony Xperia X10 Mini Pro (Foto: Divulgação)
A Sony Ericsson anuncia com a família Xperia X10 o futuro do design dos seus aparelhos. O conceito de formas quadradas com curvas é uma tendência que deu certo.

Apesar de ser o menor Android do mercado, ele pode parecer proporcionalmente “gordo” e mais espesso que a versão de 4 polegadas, mas apesar disto ele é extremamente confortável, tanto nas mãos quanto no bolso. O formato slide favorece o uso de poucos botões físicos aparentes, limitando-se a três na parte da frente, dois na lateral (volume e disparo da câmera) e um na parte superior para ligar e desligar o aparelho. O teclado QWERTY físico abre com suavidade e demanda pouco tempo de adaptação, além de facilitar muito o uso das duas mãos para digitar textos mais longos de forma rápida e sem muitos erros.

A construção parece sólida, mas a tampa traseira não se mostra muito resistente, o que passa uma impressão constante de estar forçando a frágil peça de plástico, embora ela não quebre de verdade. Disponível nas cores preto e vermelho, o modelo atrai principalmente a atenção do público feminino, e parece uma boa opção para quem quer trocar o dumbphone por um smartphone potente, mas com tamanho reduzido.

Sistema Operacional

Se não existisse uma atualização disponível para a versão 2.1, dificilmente recomendaríamos a compra de um aparelho que roda o Android 1.6 como o Xperia X10 Mini Pro. Depois da atualização, o que temos é um sistema que faz muito sucesso no mundo dos sistemas mobile, disputando a linha de frente com o iOS do iPhone. Um Android 2.1 significa milhares de aplicativos grátis a sua disposição através do Android Market, além de outros tantos pagos que podem ser comprados por preços muito em conta.

A Sony Ericsson ainda deu sua contribuição ao Android, colocando em sua interface nativa quatro abas grandes e acessíveis para acesso rápido a funções e aplicativos relacionados com a tarefa que está sendo executada.

Saiba mais sobre o Xperia X10 Mini Pro no site da Sony Ericsson.

Ficha técnica
Tela 2,55 polegadas
Resolução de tela 240×320 pixels
Sistema operacional Android 1.6 (atualização para 2.1 disponível)
Rede HSDPA (3.5G), Quad band GSM / GPRS / EDGE GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900
Processador ARM 600 MHz
Armazenamento 128 MB memória interna / Armazenamento interno expansível até 16GB com cartão MicroSD
Câmera 5 megapixels
Flash LED
Conectividade Wi-Fi 802.11b/g / Bluetooth2.0 / USB 2.0 via MicroUSB
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 90x52x17 mm
Peso 120g
Autonomia de bateria até 4 horas em conversação (GSM) e 285 horas em stand-by
Itens inclusos Aparelho / Carregador / Fone de Ouvido Estéreo / Cabo MicroUSB / Cartão MicroSD 4GB / Manual

Nenhum comentário:

Postar um comentário