segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MP4 Philips com FullSound ViBE

Muitas pessoas não possuem condições de adquirirem um iPod para ouvir suas músicas e seus podcasts. Outras pessoas não fazem questão de ter um player da Apple, por motivos diversos. Para os dois grupos, existem duas opções: ou adquirir um player “genérico”, de procedência duvidosa e sem ter muitas garantias de que seu produto vai funcionar do modo que você imagina (e correndo o risco do produto parar de funcionar de uma hora para outra), ou procurar no mercado para conferir quais as opções que os grandes fabricantes estão oferecendo. Uma dessas opções é o MP4 player da Philips, o ViBE, que conta com design compacto e elegante, com funções que você encontra na maioria dos players do mercado, e com um preço que não pesa tanto no bolso da maioria dos consumidores, se tornando uma opção muito interessante para quem quer ouvir música e podcasts em qualquer lugar, mas não quer gastar muito para isso.

mp4philips_01MP4 ViBE da Philips (Foto: Divulgação)
 
Tela e acessibilidade
Ele conta com uma tela de 1,5 polegadas, com resolução de 128 x 128 e luz de fundo. A tela exibe as funções básicas do player, permitindo boa visualização na navegação dos menus. Como boa parte dos players, é bem complicado tentar ver as informações na tela quando a mesma está exposta à luz do Sol, porém, em ambientes escuros, ela atua muito bem. O player conta com uma regulagem de brilho de imagem que pode ajudar a dar alguns minutos a mais quando sua bateria estiver no final, e ainda assim, você consegue ver as informações na tela sem maiores dificuldades.
Sua acessibilidade é similar aos outros modelos existentes no mercado, com um sistema de menus identificados por ícones, com opções para rádio FM, visualização de fotos, configurações do player, como equalizador, timer, relógio, entre outros. Quem nunca mexeu em um aparelho desse tipo não terá dificuldades em identificar rapidamente o que cada uma das opções faz.
 
Botões e funções
O MP4 Philips ViBE conta com uma chave lateral, que serve para ligar/desligar o aparelho e ativar a tecla hold, para bloquear os outros botões, evitando assim acionamentos acidentais. Ele conta com teclas em forma de cruz, que controlam o play e o pause do aparelho, além de acessar os itens dos menus de navegação, a tecla voltar, para cancelar ou voltar nos itens dos menus, e duas setas direcionais, para cima e para baixo, para navegar entre os itens dos menus. Todas as teclas são de fácil acionamento, sem causar muitas resistências ao usuário, tornando a chave de bloqueio de teclas indispensável para quem pensa em usar o produto dentro do bolso da calça.
 
Rádio e autonomia de bateria
É um player que conta com 4 ou 8 GB de armazenamento, que é uma capacidade mais do que suficiente para aqueles que ouvem música de forma ocasional. Mas tem horas que o que queremos é ouvir um programa no rádio, para nos divertir, para ouvir o jogo do nosso time de coração, ou ficar atualizado do trânsito. Seu rádio FM pode armazenar até 20 estações, e tem boa sintonização. Em um dos testes que fizemos, foi possível ouvir relativamente bem algumas estações durante um trajeto do metrô de São Paulo. O fone de ouvido neste caso atua como antena, como a maioria dos produtos que temos no mercado hoje. Porém, seu grande destaque é a sua autonomia de bateria. Um dos maiores pontos de propaganda desse produto é que ele oferece uma autonomia de até 25 horas de música, e o player conseguiu chegar bem próximo desse tempo nos testes (24h40, por duas vezes). É uma ótima autonomia para quem está em trânsito o dia inteiro, ou para aqueles que precisam fazer viagens rápidas, ainda mais se o usuário programar o player para desligar sozinho. Sua recarga é rápida (menos de 4 horas para uma recarga completa), permitindo que você tenha música o dia inteiro, sem ter que se preocupar se sua bateria está acabando, pois no fim do dia, é só conectar o produto ao seu computador e começar tudo de novo no dia seguinte.
 
Outras características
O player conta com bons recursos, um design elegante, um tamanho compacto, mas tem seus pontos de ressalva. Talvez por se prezar demais no quesito elegância, o MP4 Philips ViBE tem uma parte traseira em black piano, feito de um material diferente das suas laterais (que é fosco), e isso resulta em marcas de dedo e riscos quase que de imediato, depois que se tira o produto da caixa. Isso certamente vai incomodar os usuários que prezam pelo cuidado dos seus produtos, principalmente pelo fato que a Philips não oferece nenhum tipo de capinha para o produto. Logo, quem comprar o player vai ter que improvisar para deixá-lo em um bom estado por mais tempo.
Outro ponto de observação é que muitos usuários alegam falhas diversas do produto, principalmente ao tentarem atualizar a sua firmware. Fica o aviso que: aqueles usuários que não contam com experiência suficiente para realizar tal operação, que não tentem fazer a atualização, a não ser que seja realmente necessário. E, ainda assim, busquem a orientação de quem sabe fazer. Apesar do produto trazer o CD com os programas de atualização do software do player, eles não funcionam de acordo com o que está descrito no manual, sendo necessários passos mais avançados para realizar a atualização. Além disso, esse mesmo CD acompanha o programa para conversão de vídeos para o formato do player, e é mais um software que não funciona conforme o descrito. Diversos usuários alegam que não conseguiram converter os vídeos da forma como está descrito no manual do aparelho, e alguns que conseguiram não conseguiram resultados satisfatórios. Por fim, a assistência da Philips parece não ser muito atenciosa aos usuários, não dando o feedback necessário para as eventuais dúvidas que aparecem no uso do aparelho, nem mesmo através de lojas da rede de assistência técnica autorizada.
Preço sugerido do produto: R$ 299,00
Para mais informações, acesse a página oficial do produto no site da Philips

Ficha técnica
Tela 1,5 polegadas
Resolução da tela 128 x 128
Armazenamento 8 GB
Câmera Não
Equalizador Sim
Rádio FM Sim
Sincroniza com o PC Sim
Conectividade USB
Dimensões 66 x 42 x 11,6 mm
Peso 0,034 g
Autonomia de bateria 25 horas de reprodução de música, e 4 horas de reprodução de vídeo
Itens inclusos MP4 player Philips, cabo USB, manual de instruções, CD com softwares

Nenhum comentário:

Postar um comentário