sábado, 18 de dezembro de 2010

Motorola Milestone 2

Este é, definitivamente, o ano da Motorola. Para quem passou por maus bocados com a preponderância da Nokia e da Apple, a adesão ao mundo do sistema operacional Android foi o passo que faltava para que a fabricante americana se reerguesse. Hoje, dá para afirmar que, fora alguns problemas recorrentes, como o gerenciamento da bateria, os modelos Motorola são concorrentes de peso não só para a empresa capitaneada por Steve Jobs como para a líder de mercado Nokia.

Milestone 2Milestone 2 (Foto: Divulgação)
 
Interface
A Motorola deu a volta por cima apostando não só no Android e na integração dos aparelhos com as redes sociais da Web, mas principalmente na interface mais simples e intuitiva, herança benigna deixada pela Apple para o mercado voltado ao consumidor comum.
O modelo Milestone 2 é o mais novo de uma safra de coisa boa: o aparelho roda Android versão 2.2 (Froyo), última atualização do sistema que traz ganhos consideráveis – quem acompanha o Android desde o início sabe que a cada versão o sistema traz mudanças que fazem muita diferença. O sistema está ágil e cada vez mais simples.
 
Funções
O aparelho é parrudão: tem processador de 1GHz, interface MotoBlur (que o Milestone 1 não tinha e embute uma camada de simplicidade extra), câmera de 5 megapixels com flash de LED duplo, reconhecimento de rosto, autorretrato, captura e reprodução de vídeo de alta qualidade (720p HD), capacidade de memória de até 32GB (8GB de memória interna).
A tela é excelente: tem 3.7 polegadas. Além disso, o modelo tem Bluetooth full (ou seja, para conexão com outros aparelhos), Wi-Fi, suporte para Enterprise Exchange e entrada para fone de ouvido padrão 3.5mm.
Quanto ao teclado, a entrada de texto pode se dar através do teclado físico, do multitouching (bastante confortável) ou via teclado Swype, já usado também pelo aparelho IDEN I1 (Nextel/Motorola).
 
Hotspot
As grandes novidades do Milestone 2, no entanto, vão além do sistema Android mais moderno: ele traz uma função excepcional que começa agora a ser adotada por outros fabricantes: ele é capaz de se transformar em um hotspot móvel 3G (ponto de acesso), sendo capaz de conectar até cinco aparelhos usando o Wi-Fi, criando uma rede móvel pessoal.
Outro diferencial é o suporte total e irrestrito ao Adobe Flash Player, deficiência que o iPhone, da Apple, continua mantendo, ainda mais depois que Steve Jobs, o capitão da Apple, abriu fogo cerrado e nada amigo contra a Adobe. Quem usa o iPhone sabe a falta que o Flash faz – muitas páginas simplesmente não são abertas caso rodem Flash.
 
Tela
A tela do Milestone 2 é capacitiva, multitouching e com funções pinch to zoom (zoom usando os dedos) e doube tap zoom (zoom com dois toques dos dedos). A tela capacitiva, que a Nokia ainda ignorou no modelo N900 mas adotou no N8, torna a navegação muito mais intuitiva e simples. Explicando melhor o que é a tela capacitiva: quando se navega entre os ícones ou aplicativos, você pode “folheá-los” como se estivesse passando uma página de revista com os dedos. Já a tela resistiva exige que o usuário use mais força no dedo – em alguns casos, clique duplo – para abrir a aplicação.
 
Software
Focando no quesito software, o Milestone 2 traz todo o pacote Google (já que é Android), incluindo Google Maps com Latitude e Street View, Search, Gmail, YouTube e Google Talk, além de contatos Google, Calendar e GPS usando Google Maps. Suporta e-mails do tipo IMAP/POP3, Gmail, Yahoo! Mail, Corporate Sync e push mail. Visualiza mas não edita arquivos Office, o que não pode ser considerado um defeito, a não ser que o usuário não tenha um notebook ou netbook por perto. Uma boa surpresa é a presença da rede social profissional LinkedIn pré-instalada no aparelho.
 
Conexão
As redes sociais estão confortavelmente instaladas na tela inicial do aparelho, aposta de todas as fabricantes. A ideia é trazer o usuário cada vez mais para o mundo online, all time, full time – slogan de certo jornal que define bem o conceito de mobilidade total e irrestrita.
 
Preço
O preço do Milestone 2 é, desbloqueado e sem subsídios de operadoras, R$ 1.699 (preço cheio). Mas normalmente as operadoras baixam o preço dependendo do plano contratado.
 
Ficha técnica
Rede 2G GSM 850/900/1800/1900/3G HSDPA 1900/2100
Formato Teclado slide lateral
Dimensões 116.3 x 60.5 x 13.7 mm
Peso (com bateria) 169 g
Câmera 5 megapixels com autofoco, LED dual com Flash com 2592×1944 pixels
Processador 1GHz
Cores Preta
Tamanho Tela touchscreen capacitiva de 3,7 polegadas
Resolução 480 x 854 pixels, 3.7 polegadas
Sistema operacional Android OS v2.2 (Froyo)
Memória RAM 512MB
Memória interna Flash: 8GB
Cartão de memória MicroSDHC, suporta cartões de até 32GB

Nenhum comentário:

Postar um comentário