quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Kinect tem potencial para aumentar sua precisão em até 4x

O Kinect é uma aposta interessante da Microsoft. Se tudo ocorrer como a empresa americana deseja, 2010 será lembrado como um divisor de águas para a indústria dos videogames. A mudança de conceito imposta pelo aparelho já foi e ainda será muito discutida pela comunidade gamer, afinal, quem acompanha o desenvolvimento dos consoles certamente não esperava a extinção dos controles analógicos.

Navegador tem microfone para captar som ambienteNavegador tem microfone para captar som ambiente (Foto: Divulgação)

Teremos o resultado dessa quebra de paradigmas ao longo dos meses, compreendendo os números de venda e o interesse do público em geral. Entretanto, para que o periférico alcance o sucesso, é necessário que, além de inovador, ele seja preciso na transmissão de dados. Não adianta ser arrojado se, na medida em que efetuamos o movimento, o nosso personagem não entende a execução ou simplesmente perde o tempo de resposta.
 
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Inicialmente, o Kinect está limitado a trabalhar com 30 frames por segundo e uma resolução de 320 x 240. Esse padrão inicial impede, por exemplo, a identificação da rotação das mãos e a detecção dos dedos pela câmera infravermelha. Informações recentes apontam que o verdadeiro vilão dessa história é a conexão USB, que pode transmitir 35 MB/s mas só usa cerca de 15~16 MB/s. Essa limitação existe porque, muitas vezes, podem ser conectados mais de um dispositivo USB no aparelho.
Além do mais, a câmera infravermelha é capaz e gerar uma resolução de 640 x 480, o que daria para fazer essa identificação de mãos e dedos. Para isso, bastava a Microsoft atualizar o firmware ou o software do videogame. Fontes internas da companhia, supostamente, teriam confirmado que a empresa estava trabalhando nesse aperfeiçoamento.
Mesmo assim, um porta-voz da Microsoft declarou oficialmente ao site CVG que essa informação era infundada: “estamos trabalhando constantemente para ampliar e melhorar as experiências para Xbox 360 e Xbox LIVE, no entanto, esse boato é totalmente infundado. Nós não poderíamos estar mais satisfeitos com a fidelidade da tecnologia e claramente os consumidores concordam, dado que (o Kinect) vendeu mais de 2,5 milhões de unidades ao redor do mundo nos primeiros 25 dias que o Kinect estava no mercado”.
Essa precisão mais aprimorada é o que os jogadores de games hardcore necessitam. Em jogos como Gears of War, Call of Duty e Halo o tempo de resposta e a realização dos comandos devem ser perfeitos, afinal, toda a estratégia multiplayer depende desse fator.

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