terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sony A330L

Algumas vezes fabricantes experientes, com histórico positivo na construção de bons produtos também cometem erros. Com a Sony não é diferente. Depois de lançar a boa Alpha 300, a empresa apresentou sua sucessora, a Alpha 330L. O erro consiste em fazer da sucessora um produto pior que a oferecida antes. A A300 é uma câmera amigável, “Easy-to-use” conforme afirma a fabricante, de certa forma é verdade, mas não para usuários de câmeras compactas e bridges que queriam uma experiência mais avançada com uma reflex, mas para usuários de DSRL que queiram a experiência de câmeras amadoras. Faz sentido, entre a A280 e a A380 ela faz o papel de “cool” câmera, nem tão eficiente, nem tão pobre, o preço médio ajuda e os recursos bacanas como Live View, sistema anti-poeira e LCD móvel podem sim levar muitas pessoas a concluírem que esta é o equipamento ideal, e a gente não discorda que ele possa ser.

Sony A330Sony A330 (Foto: Divulgação)
 
Sensor e resolução
Nada mudou nos sensores da A330 em relação a A300. O CCD APS-C de 23.5×15.7 mm produz imagens satisfatórias de 10.2 megapixel efetivos. Configurada no modo Fine JPEG gera imagens de aproximadamente 4 MB de tamanho de alta qualidade com boa resposta de cor.
 
Lentes
A Sony A200 é normalmente vendida em kit com lente Sony Alpha AF 18-55mm F/3.5-5.6 que equivale a zoom óptico de 3x. A baioneta A-type é compatível com a Minolta e Konica Minolta, mas ainda assim é possível encontrar uma grande variedade de lentes Sony.
 
Design e construção
O corpo, menor que outras câmeras de entrada, deveria ser um ponto a favor, mas o que temos é um desenho pouco eficiente, o grip é pequeno e desconfortável. Exceto por este ponto, o corpo é muito bonito e bem construído, parece forte e resistente, o que é bom, porque as chances de a câmera escorregar das mãos são grandes. Outro detalhe que não favorece o uso é a alça que vem na caixa, muito fina, pode causar alguns arranhões no pescoço.
 
Processador e armazenamento
A Sony A330 usa o mesmo processador Bionze da antecessora A300, bem como da irmã mais nova A230 e a A700, irmã mais velha e cara da família. Não poderia ser menos para fazer o Live View funcionar tão bem. As imagens são armazenadas em cartões de memória Memory Stick Pro DUO de até 32GB
 
Funcionalidades
É muito bom ter diversas funções numa câmera, mas melhor ainda quando é fácil acessar e ajustar todos os recursos e parâmetros, o que não é exatamente o caso. Como é de se esperar de um SLR, a grande vantagem não são as predefinições, ou recursos de ajustes manuais transformado em presets. Quem opta por um reflex espera que ajustes básicos como ponto de AF, por exemplo, não necessitem de diversos comandos para serem acessados. Embora disponha de muitos recursos e funções, acessar aquilo que é básico se torna algo mais complexo do que optar por presets e modos automáticos. Mas os recursos são bons, Isso entre 100 e 3200 com nível de ruído baixo até ISO 800. O live view na LCD móvel faz o recurso valer a pena, o autofocus muito bom e sistema “anti dust” que reduz muito o risco de acumulo de poeira no sensor CCD durante a troca de lentes são alguns dos grandes destaques desta câmera, que não representa exatamente a melhor experiência em uma DSLR, mas se mostra amigável aos novos usuários muito acostumados as interfaces de câmeras compactas ou bridge.
 
Ficha técnica
Resolução 10.2 megapixels
Zoom ótico 3x
Processador de imagem BIONZ™ Engine LSI (DRO/DRO+)
ISO 100 a 3200
Tipo de sensor CCD 23.6 x 15.8 mm
Tela LCD 2.7 polegadas móvel
Touchscreen Não
Formato de imagem JPEG/RAW
Vídeo Não
Cartão de memória MemoryStick Pro DUO (até 32GB)
Bateria Recarregável NP-FH50
Conexões USB 2.0 / Vídeo NTSC/PAL
Dimensões 12,8 x 9,7 x 6,7 cm
Peso 0,450 kg
Itens inclusos Corpo, lente AF 18-55mm F/3.5-5.6, tampas par lente frontal e traseira, pára-sol para lente, bateria, carregador de bateria, cabo USB, cabo de Vídeo, tampa para corpo, tampa de ocular, alça para ombro, CD-ROM com software, manual, garantia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário